Acidentes de trânsito crescem em vários estados do Brasil; como se proteger?

Os acidentes de trânsito têm virado algo bastante comum no dia a dia das pistas e rodovias. Motoristas e pedestres imprudentes andam por ai desrespeitando os sinais de trânsito, as faixas de pedestres e as sinalizações fazendo com que fique muito mais fácil com que os acidentes aconteçam. Pensando em zelar pela segurança de pedestres e motoristas espalhados por todos os estados brasileiros separamos algumas dicas valiosas para se protegerem ao saírem de casa para enfrentarem o trânsito que muitas vezes é caótico.

Para os motoristas é necessário conduzir de maneira paciente

Não é recomendado conduzir em estado de estresse, ansiedade ou raiva pois isso pode influenciar diretamente na segurança dos motoristas e passageiros. O estresse no trânsito pode fazer com que os motoristas tenham reações estranhas a determinadas situações e desencadear acidentes que podem ser evitados. É necessário que todos os motoristas passem a fazer a condução defensiva para garantir a sua segurança e a das pessoas ao seu redor.

  • Sinalize todas as suas ações no trânsito, comunicando todas as suas futuras ações;
  • Respeite os limites de velocidade das vias e o espaço entre os outros veículos;
  • Seja tolerante e gentil;
  • Faça ultrapassagens apenas em trechos permitidos e mantenha sempre o cuidado.

Inspecione o veículo com uma certa frequência

Veículos com manutenção atrasada podem oferecer riscos a todas as pessoas que estejam dentro e fora do veículo. Por isso, é necessário que a manutenção e inspeção de qualidade seja feita para zelar pela segurança de todos os envolvidos.

Esteja sempre em dias com a documentação

É imprescindível que todos os motoristas estejam com seus documentos em dias para assim garantir uma direção segura. A documentação do veículo e do motorista corretamente pode comprovar que o carro e o motorista estão aptos para rodarem nas pistas e avenidas. Esse ponto é muito importante pois caso aconteça qualquer coisa com o motorista, algum passageiro ou pedestre esses possuem direitos a assistência.

Todo início do ano os motoristas devem realizar o pagamento do IPVA e nesse pagamento pagam outras taxas como o seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) que protege todos os cidadãos brasileiros de acidentes de trânsito.

Devido a isso é extremamente importante que todos os motoristas no próximo ano realizem o pagamento do seguro DPVAT 2022 para que a assistência a todos os envolvidos em acidentes de trânsito continuem aliviando assim milhares de famílias que enfrentam grandes dificuldades após esses acidentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *