Supply chains na nuvem

Publicado em 18/05/2012 às 13:25 | 8976 leituras

A nuvem podem aumentar a eficiência de supply-chain das empresas de forma considerável, mas elas precisarão reconciliar a nuvem com sua infraestrutura.


Versão para impressão Enviar por email


Supply ChainSoftware de supply-chain deve se tornar o próximo grande destaque de aplicativos na nuvem. Apesar disso, não parece haver acordo sobre a natureza desses aplicativos. Por exemplo, empresas como a GT Nexus oferecem aplicativos SaaS (software-as-a-service, ou software como serviço) de múltiplos usuários para o gerenciamento de cadeias de fornecimento (supply chains) das empresas. Entretanto, rivais como a E2open constróem aplicativos na nuvem que servem apenas um cliente, que pode ser preferido por empresas que não se sentem confortáveis com o compartilhamento de infraestrutura de TI.


Sobre tudo isso, diversas empresas já possuem muitos recursos investidos em softwares locais de supply chain. Arrancar e substituir todos esses sistemas (e os processos de negócios que dependem deles) não é praticável para a maioria dessas organizações. Como resultado, para uma porção significativa dessas companhias, software de supply chain na nuvem será fundamentalmente híbrido.


Mudar o gerenciamento das cadeias de suprimentos para a nuvem deve agilizar processos nas empresas. A nuvem cria um espaço natural para a colaboração entre elas. Aplicativos de supply-chain na nuvem podem tornar mais fácil que empresas acrescentem e substraiam de uma rede de fornecedores -- o que em teoria os torna mais competitivos através de um processo conhecido como segmentação da cadeia de fornecimento. "A ideia básica de migrar os softwares de supply chain para a nuvem é a de tornar muito fácil a mudança de fornecedores," afirmou Jeff Kaplan, managing director da THINKstrategies, uma empresa de consultoria de TI que se especializa em computação em nuvem.

Uma pesquisa recente de 374 profssionais de supply chain, realizada pela E2open em conjunção com a SCM World, descobriu que a colaboração através da nuvem levou a diversas e destacadas melhorias na métrica operacional, como dias de estoque, custo total do produto e ciclos cash-to-cash.


Contudo, apesar desses ganhos potenciais, nem todos concordam que software de supply chain deve ser migrado completamente para a nuvem. Rob Thomas, vice-presidente sênior de Global Research and Development na Manhattan Associates, um provedor de software de supply-chain, sugere que a maioria das empresas já tem processos de negócios firmemente atrelados aos aplicativos já existentes. Apesar de não haver dúvida de que esses aplicativos se estenderão para a nuvem, Thomas afirmou que não é razoável esperar que a maioria das organizações desejam migar todo o gerenciamento de fornecimento para a nuvem: "Estamos falando de aplicativos muito complexos que estão conectados em múltiplos canais de vendas."


Craig Hayman, general manager para Software Industry Solutions dentro da IBM concorda com essa ideia: "Supply chains serão ambientes híbridos de nuvem por definição." Além de trabalhar de forma próxima com empresas como a Manhattan Associates, a IBM gerencia a Sterling Collaboration Network, um dos bens que a IBM ganhou quando adquiriu a Sterling Commerce, um provedor de software de comércio eletrônico. "Supply chains na nuvem serão mais flexíveis já que parcerias são feitas e quebradas todos os dias," afirmou Hayman. "Mas nós também criamos centenas de pontos de integração pré-construídos para nuvens públicas e privadas usando nosso software de integrção Cast Iron."


Em última instância, todos parecem concordar que gerenciar supply chains através da nuvem em um ou outro grau será crucial para a competitividade dos negócios. Contudo, como a maioria dos assuntos que dizem respeito à fé, existe um desacordo veemente sobre o que constitui a melhor solução. Aplicativos com acesso a múltiplos clientes, nuvens privadas e instalações de nuvens híbridas são todas opções viáveis. O que existe de certeza é que companhias terminarão por usar todas.


Fonte: Michael Vizard em slashcloud, em inglês.

Comentários


Outras notícias

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.

EMC² acelera mudança para código aberto

Publicado em: 07/01/2016 às 11:47 | leituras |

Projeto open source do RackHD™ e nova versão do CoprHD reforçam os investimentos da EMC² com a comunidade de desenvolvimento e auxiliam nos desafios de gestão em data centers de hiperescala.

Red Hat lança promoção especial de verão para treinamentos virtuais

Publicado em: 06/01/2016 às 11:18 | leituras |

10% de desconto para as aulas de Virtual Training nas turmas dos meses de janeiro e fevereiro. Além disso, os que aderirem à promoção ainda terão 50% de desconto no exame de certificação final.

A produção colaborativa precisa de menos tecnologia e mais gente

Publicado em: 10/12/2015 às 12:32 | leituras |

A produção colaborativa tornou-se uma das grandes vedetes da Internet. Este artigo se propõe a analisar diversos aspectos da produção colaborativa e propor ações necessárias para fortalecê-la e disseminar seu uso no mercado nacional.

Publicada entrevista com Edgar Silva, VP da WSO2 para a América Latina

Publicado em: 13/11/2015 às 17:52 | leituras |

A Linux Magazine conversou com Edgar Silva, Vice-Presidente da WSO2 para a América Latina. A WSO2 é considerada um dos poucos fabricantes de software no mundo a fornecerem uma plataforma de middleware completa (e é o único fabricante a ter aberto o código da plataforma inteira).

Seu Linux pode ser infectado por malware, trojans, worms e web scripts

Publicado em: 11/11/2015 às 17:21 | leituras |

Sim, você leu certo: existem vírus para Linux; contudo, fique tranquilo: a maioria não possui alto poder destrutivo (ainda).

Futuro Digital, The Open Organization e oportunidades da TI Bimodal no Red Hat Forum em SP

Publicado em: 30/09/2015 às 21:44 | leituras |

Com entrada gratuita, evento de inovação open source para empresas do Brasil promete energizar as áreas de tecnologia das organizações. O Red Hat Forum reunirá os principais líderes de TI do país, que poderão experimentar, em sessões ao vivo, as últimas tendências que prometem transformar e reduzir os custos de TI.

MP denuncia Cartorio Virtual por venda de dados sigilosos, inclusive do WhatsApp

Publicado em: 18/09/2015 às 9:34 | leituras |

O Ministério Público denunciou à Justiça, o dono do site 'cartório virtual', que segundo o MP, faz venda de dados considerados sigilosos, entre eles, cópias de contas telefônicas, lista de bens e, até mesmo, conversas mantidas no WhatsApp, aplicativo de mensagem do Facebook, revela reportagem do jornal O Estado de São Paulo, desta sexta-feira, 18/09.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 457884 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 440274 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 374416 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 224599 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 213594 leituras

  1. Oracle aprimora o MySQL Enterprise Edition

    Publicado em 24/03/2011 às 15:06 | 11950 leituras

  1. Intel fecha acordo judicial com Nvidia de US$ 1,5 bilhão

    Publicado em 11/01/2011 às 10:17 | 8080 leituras

  1. Netbeans IDE 6.1 com integração via MySQL e ferramentas PHP

    Publicado em 06/05/2008 às 15:25 | 9678 leituras

  1. Apache garante que o OpenOffice.org segue na direção certa

    Publicado em 20/10/2011 às 12:51 | 9004 leituras

  1. Fórum para discutir plano de banda larga será instalado no dia 23 de junho

    Publicado em 21/06/2010 às 9:29 | 9204 leituras

whitepapers

mais whitepapers