O novo Linux Mint 12

Publicado em 29/11/2011 às 10:36 | 10161 leituras

Nova versão, batizada de "Lisa", traz um novo motor de busca padrão e faz a transição para a nova versão do ambiente de trabalho GNOME.


Versão para impressão Enviar por email


Linux MintA equipe de desenvolvimento do Linux Mint anunciou oficialmente a chegada da versão 12 de sua popular distribuição Linux. O desenvolvedor responsável pelo projeto, Clement Lefebvre, também anunciou que o projeto também realizou seu primeiro acordo para geração de renda em uma parceria com o motor de busca DuckDuckGo. No novo Linux Mint 12, o DuckDuckGo será o motor padrão de busca. Lefebvre ressaltou que o respeito da empresa à privacidade do usuário, não rastreando e personalizando as buscas, ou mantendo um histórico do usuário, além de oferecer uma série de recursos e estar comprometida com a comunidade de código aberto, foram as razões pela escolha desse novo serviço, estabelecido em 2008, como o motor de busca padrão do Mint.


Um grande número de sites de notícias responderam ao aparecimento do arquivo de imagem do Linux Mint 12 nos espelhos do projeto como uma indicação do lançamento dessa nova versão, mas os arquivos foram subsequentemente removidos para permitir o anúncio oficial do lançamento. A distribuição Linux Mint 12, batizado de "Lisa", é baseada no Ubuntu 11.10 "Oneiric Ocelot" e oferece mudanças significativas no design do sistema.


O projeto Linux Mint tem como objetivo apresentar uma distribuição Linux que é mais amigável ao usuário e oferecer uma experiência e compatibilidade mais completas incluindo o suporte à reprodução de DVD, Java, plug-ins e vários codecs de mídia. O Linux Mint 12 é baseado na versão 3.0 do kernel Linux e migra do ambiente de trabalho GNOME 2.32 para o controverso GNOME 3, especificamente a versão 3.2. Para lidar com os problemas que os usuários encontraram com a transição do GNOME 2 para o GNOME 3, mudanças no ambiente e fluxo de trabalho, os desenvolvedores do Mint criaram a Mint Gnome Shell Extensions (MGSE). Essas extensões acrescem ao ambiente do GNOME 3 uma variedade de elementos tradicionais da área de trabalho, que os usuários do GNOME 2 e do Mint estavam habituados, como um menu de inicialização e uma lista de janelas na parte de baixo da tela. Um novo tema do ambiente de trabalho "Mint-Z" e um conjunto de papéis de parede também está incluso.


Há ainda suporte para o antigo ramo 2.x do GNOME, os usuários tem a opção de instalar, em paralelo, o ambiente MATE Desktop Environment, um bifurcação do GNOME 2.32. Contudo, os desenvolvedores esclarecem que o MATE "ainda está em um estágio inicial de desenvolvimento e ainda não está estável". Os desenvolvedores da distribuição estão pedindo à comunidade para que ofereça comentários e assistência na maturação do pacote. O MATE está incluso na edição em DVD do Linux Mint, os usuários da edição em CD podem instalar o ambiente de trabalho com o pacote mint-meta-mate.


A distribuição também oferece uma lista atualizada de pacotes, que inclui a versão 3.0.1 do tocador de filmes Totem, o LibreOffice 3.4.3, o VLC 1.1.12, e a versão 7.0.1 do cliente de email Thunderbird e do navegador Firefox, ambos da Mozilla. Os usuários já receberão as atualizações novas versões do Firefox, Thunderbird e LibreOffice assim que executarem o gerenciador de atualizações. Os desenvolvedores afirmaram que o Moonlight, a implementação para Linux do plug-in de navegador Silverlight da Microsoft, foi removido devido a uma falha que quebrava o Firefox. Essa falha já foi corrigida no projeto original e o plug-in Moonlight pode ser baixado do site do projeto.


Mais informações sobre essa versão, incluindo uma lista de problemas conhecidos, podem ser encontradas nas notas de lançamento ou na página New features in Linux Mint 12 no site do projeto. Como o Linux Mint 12 é baseado no Ubuntu 11.10, as notas de lançamento do Ubuntu 11.10 também são relevantes para os usuários do Mint.


O Linux Mint 12 está disponível para download direto ou através da rede torrent como uma imagem ISO para CD e DVD para sistemas em 32 e 64 bits no site do projeto. Uma versão sem codecs ("No Codecs") oferece os mesmos recursos da versão padrão, mas sem a inclusão de software proprietário, tecnologias patenteadas ou suporte à formatos restritos.


Fonte: h-online, em inglês.


https://github.com/Perberos/Mate-Desktop-Environment

Comentários


Outras notícias

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.

EMC² acelera mudança para código aberto

Publicado em: 07/01/2016 às 11:47 | leituras |

Projeto open source do RackHD™ e nova versão do CoprHD reforçam os investimentos da EMC² com a comunidade de desenvolvimento e auxiliam nos desafios de gestão em data centers de hiperescala.

Red Hat lança promoção especial de verão para treinamentos virtuais

Publicado em: 06/01/2016 às 11:18 | leituras |

10% de desconto para as aulas de Virtual Training nas turmas dos meses de janeiro e fevereiro. Além disso, os que aderirem à promoção ainda terão 50% de desconto no exame de certificação final.

A produção colaborativa precisa de menos tecnologia e mais gente

Publicado em: 10/12/2015 às 12:32 | leituras |

A produção colaborativa tornou-se uma das grandes vedetes da Internet. Este artigo se propõe a analisar diversos aspectos da produção colaborativa e propor ações necessárias para fortalecê-la e disseminar seu uso no mercado nacional.

Publicada entrevista com Edgar Silva, VP da WSO2 para a América Latina

Publicado em: 13/11/2015 às 17:52 | leituras |

A Linux Magazine conversou com Edgar Silva, Vice-Presidente da WSO2 para a América Latina. A WSO2 é considerada um dos poucos fabricantes de software no mundo a fornecerem uma plataforma de middleware completa (e é o único fabricante a ter aberto o código da plataforma inteira).

Seu Linux pode ser infectado por malware, trojans, worms e web scripts

Publicado em: 11/11/2015 às 17:21 | leituras |

Sim, você leu certo: existem vírus para Linux; contudo, fique tranquilo: a maioria não possui alto poder destrutivo (ainda).

Futuro Digital, The Open Organization e oportunidades da TI Bimodal no Red Hat Forum em SP

Publicado em: 30/09/2015 às 21:44 | leituras |

Com entrada gratuita, evento de inovação open source para empresas do Brasil promete energizar as áreas de tecnologia das organizações. O Red Hat Forum reunirá os principais líderes de TI do país, que poderão experimentar, em sessões ao vivo, as últimas tendências que prometem transformar e reduzir os custos de TI.

MP denuncia Cartorio Virtual por venda de dados sigilosos, inclusive do WhatsApp

Publicado em: 18/09/2015 às 9:34 | leituras |

O Ministério Público denunciou à Justiça, o dono do site 'cartório virtual', que segundo o MP, faz venda de dados considerados sigilosos, entre eles, cópias de contas telefônicas, lista de bens e, até mesmo, conversas mantidas no WhatsApp, aplicativo de mensagem do Facebook, revela reportagem do jornal O Estado de São Paulo, desta sexta-feira, 18/09.

Lançado novo Portal do Software Público Brasileiro

Publicado em: 15/09/2015 às 17:27 | leituras |

Construção da nova versão do portal começou em 2013 e recebeu mais de duzentas contribuições.

Desemprego seletivo

Publicado em: 13/09/2015 às 9:10 | leituras |

Até julho o desemprego cresceu de 4,95 para 7,5%.A situação atual é decorrente de problemas macroeconômicos e sem duvida que o ajuste fiscal empreendido pelo Governo federal contribui significativamente.

Red Hat reúne líderes de tecnologia do Nordeste para ampliar negócios na região

Publicado em: 11/09/2015 às 14:34 | leituras |

Eventos realizados na semana passada em Fortaleza, Salvador e Recife reuniram cerca de 200 profissionais de TI e mostraram como as empresas locais de vários tamanhos podem transformar os desafios atuais da economia em oportunidades por meio de tecnologias que podem refletir em uma redução em até 50 % de seus custos em TI.

Estudantes de SP começam a aprender Internet das Coisas com kit Android da Samsung

Publicado em: 09/09/2015 às 13:52 | leituras |

O programa tem previsão de início prático em 2016, embora algumas escolas já estejam implantando o curso em fase de testes na zona sul paulistana.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 426605 leituras

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 237212 leituras

  1. Resultado do concurso "Por que eu mereço ganhar um netbook?"

    Publicado em 30/09/2009 às 3:00 | 183162 leituras

  1. Software público brasileiro na Linux Magazine Especial

    Publicado em 29/07/2011 às 15:07 | 161845 leituras

  1. Lançado o phpBB 3

    Publicado em 13/12/2007 às 18:42 | 160768 leituras

  1. Redes comerciais 4G na América Latina chegam a 14 em 2012

    Publicado em 25/02/2013 às 9:33 | 7758 leituras

  1. LG planeja lançar tablet com Android ainda este ano

    Publicado em 05/07/2010 às 13:35 | 9586 leituras

  1. Google Maps volta para o iPhone

    Publicado em 13/12/2012 às 16:24 | 9329 leituras

  1. Microsoft contribui com o Projeto Open Compute

    Publicado em 29/09/2014 às 16:41 | 7116 leituras

  1. Canonical expande cooperação com fabricantes de Taiwan e promete novo Ubuntu

    Publicado em 29/09/2010 às 11:10 | 7340 leituras

whitepapers

mais whitepapers