Foxconn investirá R$ 1 bilhão no Estado de São Paulo

Publicado em 21/09/2012 às 12:12 | 15165 leituras

Empresa taiwanesa deve investir um bilhão na criação de um novo parque industrial na cidade de Itu, medida criará dez mil novas vagas de trabalho.


Versão para impressão Enviar por email


Investe São PauloA taiwanesa Foxconn, conhecida fabricante de computadores e componentes eletrônicos, anunciou nesta quinta-feira, 20 de setembro, que sua nova fábrica no Brasil será construída na cidade de Itu, em São Paulo, localizada a 103 km da capital paulista.


O anúncio, que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, aconteceu no Palácio dos Bandeirantes durante a assinatura do protocolo de intenções entre o presidente da Foxconn no Brasil, Henry Cheng, e o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, responsável pela agência de atração de investimentos para o Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. No evento, o prefeito de Itu, Herculano Passos Junior, também assinou um memorando com a fabricante asiática.


A empresa, que conta com a assessoria da Investe SP desde fevereiro de 2010, adquiriu um terreno de mais de 1 milhão de metros quadrados às margens da SP-75, conhecida como Rodovia do Açúcar. “A criação desse parque industrial da Foxconn em Itu consolidará o Estado de São Paulo como um dos maiores polos de tecnologia do mundo”, afirmou o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.


Com investimento de R$ 1 bilhão, a expectativa é de que os novos negócios da Foxconn na região gerem cerca de 10 mil empregos diretos. A fábrica deve começar a operar no primeiro semestre de 2014. “A chegada da Foxconn na cidade de Itu consolida a intenção da companhia de investir pesadamente no mercado brasileiro nos próximos anos. O Brasil tem um imenso potencial de crescimento e tem se mostrado um excelente parceiro da Foxconn dentro da estratégia mundial de investimentos da empresa”, ressalta Henry Cheng.


A produção nas demais fábricas da Foxconn no Brasil não será alterada com a nova planta em Itu. O objetivo da empresa é substituir a importação de peças pela produção nacional, trazendo novas tecnologias para a fabricação de computadores e componentes eletrônicos.


Essa será a sexta fábrica da empresa no Estado de São Paulo e a nona no Brasil. O processo de escolha do local da nova fábrica durou mais de dois anos. Foram visitados diversos municípios paulistas, além de cidades em outros Estados.


São Paulo foi o escolhido para receber a nova fábrica da Foxconn devido à proximidade dos fornecedores e do mercado consumidor. A localização de Itu, próxima às unidades da empresa em Sorocaba, Jundiaí e Indaiatuba, e a mão-de-obra qualificada da região também foram fatores determinantes para a decisão da empresa. “Itu está em franco desenvolvimento e a Foxconn é um grande orgulho para o progresso de nossa cidade. Grandes empresas estão se instalando em Itu. Estamos numa região muito bem localizada, com toda infraestrutura, ótimos acessos, perto de grandes aeroportos e com certeza é uma cidade ideal para investir, morar e criar os filhos”, destaca o prefeito de Itu, Herculano Passos Jr.


A cidade, que tem o projeto de construir um Centro Tecnológico, possui quatro instituições de ensino superior, uma Fatec e uma Etec, além de cursos do Sesi, Senai e Senac. O município conta com boas rodovias, que facilitam a logística e o escoamento da produção, e está a apenas 20 quilômetros do aeroporto de Viracopos, em Campinas.


A empresa contratará funcionários nas áreas de tecnologia da informação, informática, engenharia, além do setor administrativo. “Um investimento desse porte reforça a vocação do Estado como o principal polo de tecnologia do País, além de estimular o desenvolvimento da região, criando novas oportunidades e incentivando a geração de emprego e renda para a população”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em exercício, Luiz Carlos Quadrelli.


Em outubro de 2011 o presidente da Foxconn, Terry Gou, visitou o governador Geraldo Alckmin e explicou os planos da empresa para o Brasil. Na ocasião, Alckmin reiterou o desejo de contar com a empresa em solo paulista e colocou a Investe SP à disposição do investidor.


Em novembro do ano passado, o presidente da Investe SP e o diretor de Investimentos e Negócios da agência, Hans Schaeffer, visitaram a fábrica da Foxconn, na China, onde conheceram mais detalhadamente o projeto da empresa e apresentaram o potencial do Estado de São Paulo para mais de 10 mil funcionários.

Comentários


Outras notícias

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.

EMC² acelera mudança para código aberto

Publicado em: 07/01/2016 às 11:47 | leituras |

Projeto open source do RackHD™ e nova versão do CoprHD reforçam os investimentos da EMC² com a comunidade de desenvolvimento e auxiliam nos desafios de gestão em data centers de hiperescala.

Red Hat lança promoção especial de verão para treinamentos virtuais

Publicado em: 06/01/2016 às 11:18 | leituras |

10% de desconto para as aulas de Virtual Training nas turmas dos meses de janeiro e fevereiro. Além disso, os que aderirem à promoção ainda terão 50% de desconto no exame de certificação final.

A produção colaborativa precisa de menos tecnologia e mais gente

Publicado em: 10/12/2015 às 12:32 | leituras |

A produção colaborativa tornou-se uma das grandes vedetes da Internet. Este artigo se propõe a analisar diversos aspectos da produção colaborativa e propor ações necessárias para fortalecê-la e disseminar seu uso no mercado nacional.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 587760 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 505273 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 478641 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 349804 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 298210 leituras

  1. Versão 9.10 do Ubuntu aproxima-se do fim de seu ciclo de atualizações

    Publicado em 29/03/2011 às 10:09 | 13301 leituras

  1. Suporte nativo a Ogg/Theora no Firefox 3.1

    Publicado em 01/08/2008 às 11:27 | 11598 leituras

  1. Linaro melhora desempenho do Android

    Publicado em 13/06/2012 às 10:32 | 13466 leituras

  1. Beco sem saída no caso Oracle vs. Google

    Publicado em 08/05/2012 às 14:40 | 13697 leituras

  1. Novos drivers para velhos kernels

    Publicado em 15/08/2012 às 15:47 | 12070 leituras

whitepapers

mais whitepapers