A ascensão da "economia API" na nuvem

Publicado em 18/06/2012 às 23:11 | 5396 leituras

A chamada economia API pode mudar a forma como os desenvolvedores pensam a construção de seus aplicativos, e como as organizações implementam software na nuvem.


Versão para impressão Enviar por email


Aonde quer que se procure na web nos dias atuais, parece que há sempre alguém lançando novas interfaces de programação de aplicativos (APIs). Existem mais de 5 mil APIs documentadas na Internet, de acordo com algumas estimativas, e outras 5 mil com lançamento aguardado para até o final de 2012. Dentro de quatro anos, esse número poderia aumentar para mais de 30 mil APIs documentadas. Em outras palavras, tem-se provado impossível existir uma aplicação web que não inclua uma API que possa ser chamada por outro aplicativo.

O que isso significa? Poderíamos estar à beira de uma nova "era da programação" em computação na nuvem, onde os desenvolvedores poderiam usar dados dentro de um aplicativo sem a necessidade de mover seus dados para esse sistema. Essa abordagem pode fazer mais do que economizar em custos de armazenamento e de rede: é sem dúvida apenas através do uso dessas APIs que aplicativos em nuvem serão capazes de escalar verdadeiramente.

De fato, continua sendo impraticável mover grandes quantidades de dados em redes estendidas. Transportar discos rígidos de 1TB é inviável; a coisa mais prática a se fazer é expor uma API que, no mínimo, dará ao desenvolvedor um aplicativo que permitirá o acesso a um resumo desses dados.


APIs e Big Data


Como lojas maciças de dados (ou seja, de "big data") começaram a se popularizar no mercado, poderia tornar-se cada vez mais crítico encontrar um método eficaz de compartilhar o acesso a grandes conjuntos de dados através de redes via APIs. O valor real de qualquer aplicativo em nuvem pode acabar sendo diretamente proporcional ao número de outros aplicativos baseados em nuvem que invocam sua API; ou ainda o valor de negócio dos aplicativos que utilizam os dados que ela fornece.

Recentemente, a explosão de APIs levou a MuleSoft, fornecedora de software de middleware de aplicação, a lançar o Mule iON SaaS Edition, que oferece uma API de conexão a outros aplicativos através de um serviço gerenciado. A oferta, que compete com serviços semelhantes da Dell, Talend e Informatica, oferece aos desenvolvedores a capacidade de criar suas próprias APIs usando conexões da MuleSoft. "O objetivo final", disse o CTO da empresa, "não deve ser a transferência de dados através das redes de largura de banda restrita, mas sim facilitar o acesso aos dados através de APIs bem definidas."


Diferentes ecossistemas


Carter Lusher, analista-chefe de aplicativos empresariais na Ovum, uma empresa de pesquisa de mercado, sugere que diferentes tipos de ecossistemas estão começando a surgir na economia API. "Algumas organizações optam por publicar suas próprias APIs para criar um ponto de integração com outra empresa ou indivíduo", afirma ele. "Outras vão alavancar serviços de middleware para integrar suas ofertas com várias organizações através de um modelo hub ou spoke", concluiu. Enquanto isso, os desenvolvedores estão encontrando maneiras mais fáceis de integrar combinações de aplicativos, a fim de conduzir a novos processos de negócios ou de "reinventar" os já existentes.

Grande parte deste fenômeno, de acordo com Lusher, pode ser atribuído ao crescimento da Apple Store, que muitos desenvolvedores vêem como um modelo de distribuição altamente integrado de aplicativos leves. Esse modelo poderia finalmente colocar muita pressão sob suites tradicionais de aplicativos que dependem de servidores para a integração. A noção de uma web programável é uma das tendências mais promissoras de TI desta década. Mas, por incrível que pareça, a própria economia API pode existir muito antes da maioria das empresas nunca vir a perceber que estão realmente participando dela.

Fonte: SlashCloud [em inglês].

Comentários


Outras notícias

Raspberry Pi destrava Playstation 4

Publicado em: 19/05/2015 às 15:52 | leituras |

Técnica de destravamnto do Playstation 4 já é utilizada por assistências técnicas brasileiras para desbloquear console.

Terceirização: Presidente do TST diz que do jeito que está, juízes terão 'm

Publicado em: 18/05/2015 às 15:04 | leituras |

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Antônio José de Barros Levenhagen, sustentou nesta segunda-feira, 18/05, que, se convertido em lei na forma como foi aprovado pela Câmara dos Deputados, o projeto que propõe novas regras para a terceirização aumentará o número de ações trabalhistas e, ao contrário do que tem sido dito por alguns de seus defensores, “não dará segurança jurídica às empresas”.

Lei de Acesso à Informação não 'pegou' no Brasil

Publicado em: 18/05/2015 às 10:38 | leituras |

Um levantamento feito pela Controladoria-Geral da União (CGU) aponta que 63% das cidades e dois estados tiraram nota zero em transparência pública. Esse é o resultado de um índice lançado pelo órgão nesta sexta-feira, 15/05, para lembrar os três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Usuários ignoram riscos de ameaças móveis, diz pesquisa

Publicado em: 15/05/2015 às 15:48 | leituras |

Apesar da grande popularização dos dispositivos móveis, os usuários ainda subestimam os riscos que correm ao se conectarem. Segundo uma pesquisa realizada pela Kaspersky Lab e pela B2B International, 28% deles sabem nada ou muito pouco sobre malware móvel.

Quase 30% dos usuários sabem nada sobre malware móvel

Publicado em: 12/05/2015 às 7:01 | leituras |

Apesar da grande popularização dos dispositivos móveis, os usuários ainda subestimam os riscos que correm ao se conectarem. Segundo uma pesquisa realizada pela Kaspersky Lab e pela B2B International, 28% dos usuários sabem nada ou muito pouco sobre malware móvel.

As armadilhas da nuvem: cuidado com a sua escolha

Publicado em: 01/05/2015 às 12:08 | leituras |

A próxima geração de aplicações seguem outras premissas onde a principal é a adequação para uma arquitetura de nuvem e isso exige uma escalabilidade horizontal: caso precise atender mais usuários, coloca-se mais uma instância dessa aplicação para atender o aumento da demanda.

Receita Federal rastreia IP e MAC Address e intima 80 mil contribuintes

Publicado em: 20/04/2015 às 13:49 | leituras |

A Receita Federal intimou 80 mil pessoas físicas com indícios de infrações cometidas na Declaração de Ajuste Anual do ImpostoRenda da Pessoa Física (DIRPF). As investigações são relativas às declarações de 2012, 2013 e 2014 (ano-calendário 2011, 2012 e 2013).

Linux Magazine, Fuctura e IBM convidam você para o Congresso de Software Livre do NE

Publicado em: 19/04/2015 às 10:35 | leituras |

O CONSOLINE é um evento construído pela comunidade Pernambucana de Software Livre para divulgar, debater e fomentar Tecnologia Livre no estado.

Terceirização: Brasscom rejeita 'teto' e insiste em tributação sobre a receita

Publicado em: 17/04/2015 às 12:03 | leituras |

Com a Terceirização em debate na Câmara, o presidente da Brasscom, Sérgio Paulo Galindo em entrevista ao portal Convergência Digital, sustenta que o tema uniu patrões e empregados de TI e Telecom.

Globalweb Corp. avança em criptografia com solução 100% nacional

Publicado em: 16/04/2015 às 18:39 | leituras |

Manter o sigilo dos dados corporativos é missão estratégica para as companhias e a criptografia é a última fronteira da segurança, destaca o diretor comercial da Globalweb Corp., Marco Antônio Zanini. A empresa criou uma solução 100% nacional, homologada no ITI Brasil, para atuar no segmento.

Terceirização: Para advogado, "pejotização é fraude trabalhista e fiscal"

Publicado em: 15/04/2015 às 12:15 | leituras |

A mudança na lei da Terceirização, aprovada pelo PL 4330/04, na Câmara dos Deputados, na noite desta quarta-feira, 08/04, terá impacto no dia a dia das empresas de TIC.

IBM publica artigo sobre migração de aplicativos Linux de x86 para Power Systems

Publicado em: 14/04/2015 às 13:13 | leituras |

Migração de aplicativos Linux em x86 para IBM Power Systems: uma discussão das melhores práticas, detalha as recomendações da IBM para as melhores práticas na seleção e migração de cargas de trabalho do Linux em x86 e os aplicativos para os servidores Power Systems.

Lançado o Linux 4.0

Publicado em: 13/04/2015 às 14:56 | leituras |

No Linux 4.0 é possível aplicar correções no sistema sem reiniciar o sistema. Além disso, uma atualização de atributos de arquivos deve melhorar o desempenho do sistema de arquivos ext4.

Escanteado na TV aberta, Ginga escreve seu futuro no IPTV

Publicado em: 10/04/2015 às 16:09 | leituras |

Totalmente brasileira, é com o middleware desenvolvido no país a recomendação de interatividade na televisão sobre protocolo de Internet da União Internacional de Telecomunicações (UIT).

Ataques DDoS multiplicam e incidentes superam a casa de 1 milhão no Brasil

Publicado em: 06/04/2015 às 10:44 | leituras |

As notificações de incidentes de rede triplicaram no ano passado, com especial destaque para ataques de negação de serviço – que chegaram a 223.935 casos, ou 217 vezes maior do que o registrado um ano antes. No total, as notificações ao Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) somaram 1.047.031 em 2014.

Segurança cibernética: cadê os profissionais brasileiros?

Publicado em: 03/04/2015 às 14:33 | leituras |

Embora o mercado esteja bastante desafiador neste primeiro trimestre de 2015, sobram ofertas de empregos para profissionais que reúnem habilidades mais difíceis de serem encontradas no mercado.

Quase metade das empresas terão operação em nuvem até o final do ano

Publicado em: 17/03/2015 às 16:30 | leituras |

A Computação em nuvem está evoluindo rapidamente no Brasil, com 41% das empresas já investindo em algum modelo e 42% das empresas brasileiras pretendendo investir até o final de 2015. Desse último grupo, 25% das empresas estarão investindo pela primeira vez.

CPqD é credenciado para testar tecnologias embarcadas em ônibus da capital paulista

Publicado em: 16/03/2015 às 16:29 | leituras |

O CPqD foi o primeiro laboratório a se credenciar como organismo de testes, de certificação e de inspeção de tecnologias embarcadas para as frotas de ônibus da cidade de São Paulo.

Entrega de código-fonte gera impasse entre empresas e governo

Publicado em: 15/03/2015 às 16:47 | leituras |

Apesar do clima amistoso, terminou em impasse a audiência pública para discutir a auditoria em programas e equipamentos para os serviços de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), fornecidos aos órgãos do governo federal, em Brasília.

Neutralidade e dados pessoais dominam consulta sobre Marco Civil

Publicado em: 04/03/2015 às 15:38 | leituras |

A neutralidade de rede foi o tema que mais provocou comentários na consulta pública que o Comitê Gestor da Internet no Brasil realizou para preparar seu posicionamento sobre a regulamentação da Lei 12.965/14, o Marco Civil da Internet.

CPqD reúne setor para debater internet das coisas

Publicado em: 03/03/2015 às 14:52 | leituras |

A internet das coisas - e seus desafios, tendências, tecnologias e aplicações - será o foco de uma série de seis apresentações técnicas, via web, que o CPqD vai oferecer a partir deste mês de março.

Novas leis de direitos autorais podem deixar serviços de streaming mais caros

Publicado em: 11/02/2015 às 16:11 | leituras |

O objetivo seria aumentar os pagamentos e compensações aos artistas e proprietários das faixas, uma medida que, no final das contas, deve encarecer os preços das assinaturas.

Falta maturidade e apenas 10% das empresas brasileiras adotam big data

Publicado em: 11/02/2015 às 12:44 | leituras |

O mercado brasileiro de big data analytics ainda não está maduro e, por conta disso, são poucas as empresas que investiram nessas soluções e já mensuram os resultados.

Marco Civil: Quem tem a real obrigação da guarda dos logs?

Publicado em: 10/02/2015 às 11:05 | leituras |

Na regulamentação do Marco Civil da Internet, além da neutralidade de rede, a guarda de registro de logs e a privacidade na web são outros tópicos que devem render muita discussão.

Facebook, Google, LinkedIn e Twitter abrem vagas no Brasil

Publicado em: 09/02/2015 às 14:21 | leituras |

Quem tem o sonho de trabalhar nas maiores empresas de internet do mundo, já pode começar a atualizar o currículo, pois Facebook, Google, LinkedIn e Twitter estão com vagas abertas aqui no Brasil.


Mais notícias


lançamento!

LM 118 | RaspberryPi no mundo real




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 246949 leituras

  1. Resultado do concurso "Por que eu mereço ganhar um netbook?"

    Publicado em 30/09/2009 às 3:00 | 137239 leituras

  1. Software público brasileiro na Linux Magazine Especial

    Publicado em 29/07/2011 às 15:07 | 122317 leituras

  1. Lançado o phpBB 3

    Publicado em 13/12/2007 às 18:42 | 115015 leituras

  1. TeamViewer disponível para Linux

    Publicado em 26/04/2010 às 1:27 | 91625 leituras

  1. Ganhador da mochila do Tux - Promoção whitepapers Oracle

    Publicado em 31/10/2010 às 16:06 | 5040 leituras

  1. Não fique por fora!

    Publicado em 30/05/2011 às 13:00 | 5742 leituras

  1. Attachmate adquire a Novell

    Publicado em 24/11/2010 às 12:10 | 7544 leituras

  1. Worm manipula banco de dados no Irã

    Publicado em 28/11/2012 às 14:10 | 6512 leituras

  1. HP investe em Linux e torna-se membro da Linux Foundation

    Publicado em 22/11/2012 às 14:26 | 7235 leituras

whitepapers

mais whitepapers