A ascensão da "economia API" na nuvem

Publicado em 18/06/2012 às 23:11 | 9635 leituras

A chamada economia API pode mudar a forma como os desenvolvedores pensam a construção de seus aplicativos, e como as organizações implementam software na nuvem.


Versão para impressão Enviar por email


Aonde quer que se procure na web nos dias atuais, parece que há sempre alguém lançando novas interfaces de programação de aplicativos (APIs). Existem mais de 5 mil APIs documentadas na Internet, de acordo com algumas estimativas, e outras 5 mil com lançamento aguardado para até o final de 2012. Dentro de quatro anos, esse número poderia aumentar para mais de 30 mil APIs documentadas. Em outras palavras, tem-se provado impossível existir uma aplicação web que não inclua uma API que possa ser chamada por outro aplicativo.

O que isso significa? Poderíamos estar à beira de uma nova "era da programação" em computação na nuvem, onde os desenvolvedores poderiam usar dados dentro de um aplicativo sem a necessidade de mover seus dados para esse sistema. Essa abordagem pode fazer mais do que economizar em custos de armazenamento e de rede: é sem dúvida apenas através do uso dessas APIs que aplicativos em nuvem serão capazes de escalar verdadeiramente.

De fato, continua sendo impraticável mover grandes quantidades de dados em redes estendidas. Transportar discos rígidos de 1TB é inviável; a coisa mais prática a se fazer é expor uma API que, no mínimo, dará ao desenvolvedor um aplicativo que permitirá o acesso a um resumo desses dados.


APIs e Big Data


Como lojas maciças de dados (ou seja, de "big data") começaram a se popularizar no mercado, poderia tornar-se cada vez mais crítico encontrar um método eficaz de compartilhar o acesso a grandes conjuntos de dados através de redes via APIs. O valor real de qualquer aplicativo em nuvem pode acabar sendo diretamente proporcional ao número de outros aplicativos baseados em nuvem que invocam sua API; ou ainda o valor de negócio dos aplicativos que utilizam os dados que ela fornece.

Recentemente, a explosão de APIs levou a MuleSoft, fornecedora de software de middleware de aplicação, a lançar o Mule iON SaaS Edition, que oferece uma API de conexão a outros aplicativos através de um serviço gerenciado. A oferta, que compete com serviços semelhantes da Dell, Talend e Informatica, oferece aos desenvolvedores a capacidade de criar suas próprias APIs usando conexões da MuleSoft. "O objetivo final", disse o CTO da empresa, "não deve ser a transferência de dados através das redes de largura de banda restrita, mas sim facilitar o acesso aos dados através de APIs bem definidas."


Diferentes ecossistemas


Carter Lusher, analista-chefe de aplicativos empresariais na Ovum, uma empresa de pesquisa de mercado, sugere que diferentes tipos de ecossistemas estão começando a surgir na economia API. "Algumas organizações optam por publicar suas próprias APIs para criar um ponto de integração com outra empresa ou indivíduo", afirma ele. "Outras vão alavancar serviços de middleware para integrar suas ofertas com várias organizações através de um modelo hub ou spoke", concluiu. Enquanto isso, os desenvolvedores estão encontrando maneiras mais fáceis de integrar combinações de aplicativos, a fim de conduzir a novos processos de negócios ou de "reinventar" os já existentes.

Grande parte deste fenômeno, de acordo com Lusher, pode ser atribuído ao crescimento da Apple Store, que muitos desenvolvedores vêem como um modelo de distribuição altamente integrado de aplicativos leves. Esse modelo poderia finalmente colocar muita pressão sob suites tradicionais de aplicativos que dependem de servidores para a integração. A noção de uma web programável é uma das tendências mais promissoras de TI desta década. Mas, por incrível que pareça, a própria economia API pode existir muito antes da maioria das empresas nunca vir a perceber que estão realmente participando dela.

Fonte: SlashCloud [em inglês].

Comentários


Outras notícias

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.

EMC² acelera mudança para código aberto

Publicado em: 07/01/2016 às 11:47 | leituras |

Projeto open source do RackHD™ e nova versão do CoprHD reforçam os investimentos da EMC² com a comunidade de desenvolvimento e auxiliam nos desafios de gestão em data centers de hiperescala.

Red Hat lança promoção especial de verão para treinamentos virtuais

Publicado em: 06/01/2016 às 11:18 | leituras |

10% de desconto para as aulas de Virtual Training nas turmas dos meses de janeiro e fevereiro. Além disso, os que aderirem à promoção ainda terão 50% de desconto no exame de certificação final.

A produção colaborativa precisa de menos tecnologia e mais gente

Publicado em: 10/12/2015 às 12:32 | leituras |

A produção colaborativa tornou-se uma das grandes vedetes da Internet. Este artigo se propõe a analisar diversos aspectos da produção colaborativa e propor ações necessárias para fortalecê-la e disseminar seu uso no mercado nacional.

Publicada entrevista com Edgar Silva, VP da WSO2 para a América Latina

Publicado em: 13/11/2015 às 17:52 | leituras |

A Linux Magazine conversou com Edgar Silva, Vice-Presidente da WSO2 para a América Latina. A WSO2 é considerada um dos poucos fabricantes de software no mundo a fornecerem uma plataforma de middleware completa (e é o único fabricante a ter aberto o código da plataforma inteira).

Seu Linux pode ser infectado por malware, trojans, worms e web scripts

Publicado em: 11/11/2015 às 17:21 | leituras |

Sim, você leu certo: existem vírus para Linux; contudo, fique tranquilo: a maioria não possui alto poder destrutivo (ainda).

Futuro Digital, The Open Organization e oportunidades da TI Bimodal no Red Hat Forum em SP

Publicado em: 30/09/2015 às 21:44 | leituras |

Com entrada gratuita, evento de inovação open source para empresas do Brasil promete energizar as áreas de tecnologia das organizações. O Red Hat Forum reunirá os principais líderes de TI do país, que poderão experimentar, em sessões ao vivo, as últimas tendências que prometem transformar e reduzir os custos de TI.

MP denuncia Cartorio Virtual por venda de dados sigilosos, inclusive do WhatsApp

Publicado em: 18/09/2015 às 9:34 | leituras |

O Ministério Público denunciou à Justiça, o dono do site 'cartório virtual', que segundo o MP, faz venda de dados considerados sigilosos, entre eles, cópias de contas telefônicas, lista de bens e, até mesmo, conversas mantidas no WhatsApp, aplicativo de mensagem do Facebook, revela reportagem do jornal O Estado de São Paulo, desta sexta-feira, 18/09.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 457904 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 440275 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 374435 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 224608 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 213614 leituras

  1. Google contrata James Gosling

    Publicado em 29/03/2011 às 10:53 | 10885 leituras

  1. Nova derivação do OpenBSD

    Publicado em 13/06/2012 às 17:50 | 9311 leituras

  1. Errata: livro IPv6 na Prática

    Publicado em 02/07/2012 às 19:47 | 11597 leituras

  1. Um guia para abertura de dados

    Publicado em 27/02/2012 às 13:49 | 8591 leituras

  1. 29% das empresas não têm planos para implementar Big Data, diz EMC

    Publicado em 13/12/2013 às 14:08 | 8586 leituras

whitepapers

mais whitepapers