Artigo

    

Vantagens da certificação ZCE

Este artigo aborda o caminho e as vantagens de ser um profissional certificado em PHP, com o foco nos profissionais já estabelecidos no mercado e também para aquelas que almejam uma boa coloração no mercado de trabalho.


Por Renato Mendes Figueiredo



ZCE, o que é isso?


Zend Certified Engineer é o título concedido pela Zend Technologies (mantenedora da linguagem de programação PHP) para quem obtém a certificação PHP ou Zend Framework.
Para o profissional que trabalha com PHP, esta é a certificação que vai lhe proporcionar reconhecimento e validação de suas habilidades como engenheiro de software profissional na linguagem.


Como alcançar este título?


Para obter a certificação, basta criar uma conta no portal zend.com, comprar seu voucher, marcar o exame em um centro autorizado Pearson VUE (enquanto escrevo este texto, existem três exames disponíveis: PHP 5.5, ZF 1 e ZF 2), e claro, deve ter estudado o material oficial da certificação.


Recomendo estudar osmateriais disponibilizados pelo grupo Rumo a Certificação PHP, pois este grupo possui dezenas de profissionais certificados e uma pergunta/desafio todos os dias, além de incríveis discussões e novidades! Não vamos prolongar esta parte, pois você veio aqui a fim de conhecer as vantagens da certificação Zend. Para outras e mais informações acesse este link.


O que a Zend diz sobre a certificação?


                        “In today’s fiercely competitive markets, how do the best developers stand out in the crowd? They earn a Zend Certification — globally recognized as the industry standard for benchmarking and validating PHP expertise.



Em tradução livre:
“Neste feroz e competitivo mercado profissional de hoje, qual é a maneira de os melhores desenvolvedores se destacarem perante a multidão? Obtendo a certificação Zend — Reconhecida globalmente como padrão de mercado para avaliação e validação de conhecimento em PHP.”


Realmente devo concordar, pois, mesmo havendo outras opções para obter uma certificação em PHP, a certificação da Zend acabou se tornando a “oficial”, principalmente pelo fato de a  empresa ser a responsável principal por manter e evoluir a linguagem.



Vantagem 1 — O título de ZCE!


Este título, Zend Certified Engineer, é amplamente difundido e de fácil reconhecimento, até porque já são mais de 10 mil profissionais certificados no mundo, sendo assim, ele dispensa maiores explicações e apresentações, principalmente para os que atuam nesta área.
O título de ZCE é vitalício. Mesmo se a versão da sua certificação não constar na relação das versões atuais (como ZCE PHP 5.3), o seu título permanecerá, pois sua certificação não tem prazo de validade.


Algumas certificações, como o LPI, por exemplo, vencem em 5 anos, desta forma, é necessário refazer o exame para continuar sendo certificado.
Também é possível que o profissional certificado utilize os logos da Zend e que representam suas certificações, seja em seu site, cartão de visitas, assinatura de e-mail e onde mais quiser.

No meu caso, posso utilizar estes três logos, assim como seus respectivos títulos.




Vantagem 2 — Zend Studio


O Zend Studio é o IDE de desenvolvimento PHP, um produto da Zend, normalmente vendida por cerca de $185. O profissional certificado receberá uma licença por certificação, além de 1 ano de suporte. Ou seja, o profissional recebe em produtos quase tudo o que foi gasto com a certificação (cerca de $195 por exame). Se você é um desenvolvedor PHP e gostou da IDE Zend Studio, por que não fazer o exame ZCE?



Para mais informações sobre o IDE Zend Studio, confira o site oficial.


Vantagem 3 — Brindes e certificado impresso


Embora todas as vantagens citadas até o momento façamparte do âmbito virtual, após a aprovação e validação da sua certificação, o profissional receberá ainda um certificado impresso (de altíssima qualidade), pode escanear, emoldurar ou guardar. Além disso receberá ainda um ofício validando a certificação (para fins de comprovação) e alguns adesivos como os da imagem abaixo.



 
Software is a great combination between artistry and engineering.
— Bill Gates


Vantagem 4 — Catálogo dos profissionais certificados, Yellow Pages


Em minha opinião, esta é uma das melhores entre todas as vantagens. A Zend possui um catálogo em seu portal, onde é possível pesquisar pelos profissionais certificados, chamada Yellow Pages, onde o profissional poderá ser encontrado por empresas interessadas em profissionais certificados. Levando em consideração que as empresas que conhecem as Yellow Pages da Zend podem mandar uma mensagem para o profissional, estas sabem exatamente o que desejam do futuro contratado.
Existem relatos de profissionais que foram convidados para trabalhar no Groupon, Wikipedia Foundation, entre outras. Eu, por exemplo, já recebi uma mensagem de uma empresa de recrutamento nacional, não é muito frequente, ainda assim, existem grandes chances de receber um ótimo convite!


Outro destaque das Yellow Pages é a possibilidade de, além de exibir suas certificações, informar seus contatos ou links para redes sociais, que constarão do seu perfil ZCE. E por falar em redessociais, existe um grupo oficial no LinkedIn voltado para os profissionais ZCE, confira aqui.


Conclusão


Percebam que existem várias vantagens naobtenção da certificação, e pensando no custo x benefício, obter as certificações da Zend é com certeza uma excelente opção.
Além de adquirir conhecimento e reconhecimento, ganha brindes e ainda faz parte de um diretório privativo!


Renato Mendes Figueiredo é paixonado por tecnologias web e tudo ao seu redor. É formado em sistemas de informação com extensão em gerência de projetos, certificado em PHP como Zend Certified Engineer PHP 5.3 e PHP 5.5, assim como Zend Certified Engineer Zend Framework. É admirador de software livre e Sysadmin de ambientes Linux, possui certificação CompTIA Linux+ e LPIC-1, entre outras.

Contato com o autor:

Linkedin: http://br.linkedin.com/in/renatomefidf/
Site: http://www.renatomefi.com.br/

Notícias

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).


Mais notícias

lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 457872 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 440274 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 374404 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 224593 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 213582 leituras

  1. Samsung Galaxy S atinge a marca de 5 milhões de aparelhos vendidos

    Publicado em 08/10/2010 às 11:33 | 8203 leituras

  1. De olho em celulares e TVs, Adobe aprimora Flash Builder

    Publicado em 27/10/2010 às 17:32 | 8040 leituras

  1. Em servidores, Windows ganha no faturamento e Linux, no crescimento

    Publicado em 26/08/2010 às 15:38 | 9180 leituras

  1. Jim Lacey, Diretor Presidente do LPI, dá palestra em evento em São Paulo [ATUALIZADO]

    Publicado em 16/07/2009 às 16:35 | 8428 leituras

  1. OSADL analisa as capacidades de real-time do Linux

    Publicado em 09/04/2012 às 16:58 | 8065 leituras

whitepapers

mais whitepapers