Artigo

    

Rede própria

A Diveo foi a primeira operadora VoIP a atuar com uma rede IP privativa no Brasil. Eduardo Mejias explica por que isso faz diferença, na visão da empresa.


Por Pablo Hess


Por Pablo Hess


Linux Magazine» Que produtos e serviços a Diveo oferece no mercado brasileiro VoIP?


Eduardo Mejias» Em nossa unidade de telecom, oferecemos produtos e serviços desde um clear channel até uma rede completa de rede de telecomunicações, separada da Internet pública, passando inclusive por um serviço de VoIP. Nossa oferta de VoIP, portanto, utilizam como meio a rede IP privativa da Diveo, e não a Internet.


A Diveo não possui licença STFC, e portanto não atua na transmissão de voz em ambos os sentidos. Porém, nossa licença SCM nos permite cuidar do tráfego que sai dos clientes, e nossa oferta de VoIP é calcada justamente nessa parcela do tráfego, que circula por nossa rede privativa.


LM» Que parcerias estratégicas já foram ou serão firmadas pela empresa no país?


EM» Nós temos hoje uma parceria com a Intelig como operadora para conexão de nosso serviço de VoIP com a rede pública de telefonia, e utilizamos a tecnologia da Audiocode.


LM» Qual é o envolvimento da Diveo com o Linux?


EM» Nós atuamos tanto na área de telecom quanto em TI. Nesse campo, oferecemos produtos em plataforma Linux sempre que o cliente a demanda.


Já na área de VoIP, não há uma relação direta do Linux com a tecnologia. Entretanto, algumas implementações de VoIP usam o Linux como servidor VoIP (Asterisk, principalmente), mas esse não costuma ser o fato crítico.


A solução da Audiocode que oferecemos já contém o hardware e o software, e provavelmente o sistema operacional embarcado é Linux. Mas a responsabilidade pelo conteúdo do equipamento é unicamente do fornecedor, não nossa, e por isso não posso afirmar com certeza o sistema empregado.


LM» Em que segmentos do mercado a Diveo pretende investir majoritariamente até o final de 2008?


EM» Em relação à área de telecom, nós estamos, cada vez mais, verticalizando nossa oferta. Isso significa que estamos nos encaminhando para atingir as camadas de serviços de nossos clientes. Vamos desde a oferta básica de VoIP até um outsourcing completo do cliente, incluindo a oferta de PABX, seja ele IP ou TDM. Essa é a direção que pretendemos seguir já este ano, continuando também em 2008.


Ou seja, queremos cada vez mais ser capazes de oferecer uma solução completa no segmento de voz, oferecendo inclusive os PABX.


LM» Na sua opinião, como está o mercado de VoIP no Brasil, e o que falta para ele decolar?


EM» A oferta de VoIP da Diveo está começando a ter relevância na receita da empresa, ou seja, está em linha ascendente.


No mercado brasileiro, o VoIP pela rede pública, a Internet, não apresenta qualidade corporativa, a meu ver. Com isso, quero dizer que os usuários de VoIP atuais são uma fração dos usuários de Internet, e não vejo esse uso da tecnologia como passível de oferta de serviços. Esse mercado é totalmente dominado pelas pessoas físicas.


Apenas o VoIP por redes privativas pode oferecer o nível de serviço esperado no campo corporativo. As próprias operadoras de telefonia convencional, tanto grandes quanto pequenas, já começam a se preparar para oferecer VoIP, em vista da forte redução de receita que devem começar a sofrer em breve — em virtude da migração de clientes de suas redes para o VoIP.


Para mudar esse cenário e possivelmente ajudar o VoIP a crescer, creio que seria necessária uma melhora da infra-estrutura da Internet brasileira, de forma a suportar o tráfego espúrio (estimado em 50% do volume total da Internet) e ainda garantir a qualidade do tráfego útil. Nesse caso, as operadoras de VoIP poderiam até mesmo migrar para a rede pública para estabelecer suas plataformas de negócios.

Pablo Nehab Hess foi editor da Linux Magazine, tem mestrado em genética e especialização em bioinformática. É autor de softwares de código aberto para computação científica e tem experiência em administração de sistemas.

Notícias

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).


Mais notícias

lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 462818 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 440499 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 379390 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 227115 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 218673 leituras

  1. Amanhã - Virtualização no Shopping Market Place

    Publicado em 08/04/2008 às 11:15 | 7372 leituras

  1. Três novos bugs zero-day assombram a Microsoft

    Publicado em 13/07/2010 às 17:02 | 10547 leituras

  1. Firefox 4 aproxima-se dos 10 milhões de downloads

    Publicado em 23/03/2011 às 16:24 | 10474 leituras

  1. Desempregados serão monitorados remotamente por governo britânico

    Publicado em 21/12/2012 às 14:24 | 11464 leituras

  1. Microsoft inicia operação local de cloud computing

    Publicado em 09/12/2013 às 12:05 | 8090 leituras

whitepapers

mais whitepapers