16 filmes que todo empreendedor deve assistir

Ninguém disse que ser empreendedor seria fácil. Um milhão de obstáculos parecem surgir no caminho do empreendedor a cada dia. Falta de mão de obra e problemas financeiros podem ser o suficiente para que o novo empreendedor pense em hastear a bandeira branca.

Mas você não deve ser uma pessoa comum: você é um empreendedor. Isso significa que, mesmo quando os tempos são difíceis, você ainda vai marchar rumo aos seus objetivos e seguir em frente. No entanto, quando essa coisa toda de empresário torna-se cansativa e tira seu sono, fazer uma pausa e buscar por alguma motivação é uma tarefa muito necessária. E qual é a melhor maneira de encontrar inspiração do que assistir a filmes? Quer se trate de uma aventura emocionante, uma comédia irreverente ou um instigante documentário, um filme pode inspirar e motivar um empresário cansado e lhe dar quem sabe, novas ideias em que pensar e novos horizontes para onde olhar!

Com isso em mente, exemplifico a seguir os 12 melhores filmes que todo empresário precisa assistir:

1. A Rede Social

Não foi nenhuma surpresa que o filme A rede social foi um sucesso de bilheteria quando foi lançado em 2010. Afinal, todo mundo queria ver como Mark Zuckerberg transformou-se de um estudante de Harvard para um multimilionário da Internet, através do lançamento da rede social mais popular do mundo.

Por que assistir? Não importa se o filme foi superdramatizado. O filme oferece ao espectador uma melhor compreensão sobre como apostar de forma bem sucedida em uma ideia, exibindo qualidades como ser flexível e resistente. Toda vez que assisto a este filme fico motivado a ser um empresário, a ser melhor como empreendedor.

2. O sucesso a qualquer preço

Baseado na peça vencedora do prêmio Pulitzer de David Mamet, este filme explora cruel mundo imobiliário de Chicago e tem um olhar mais atento para as mentiras e traições que algumas pessoas suportam apenas para ter sucesso nos negócios.

Por que assistir? Infelizmente, o mundo dos negócios pode ser brutal, algo que você ainda vai aprender como fornecedor/vendedor/empreendedor. Este filme de 1992 ilustra o quão cruel o mundo dos empresários pode ser.

3. Os piratas do Vale do Silício

Filme lançado em 1999, abrange os primeiros dias do líder do polo tecnológico do país e a eventual ascensão dos maiores nomes da tecnologia moderna: Bill Gates e Steve Jobs. O filme foi criado em estilo documentário e oferece uma interessante abordagem sobre as vidas dos fundadores da Microsoft e Apple.

Por que assistir? Os empresários ainda estão à procura de inspiração a partir destas destes dois icônicos “piratas”. Ele definitivamente fornece fortes lições para qualquer empreendedor aprender, principalmente aqueles que gostam de basear-se nestas bem-sucedidas histórias para ingressar com empreendimentos na área de tecnologia.

4. Cidadão Kane

Mesmo que você não seja um empreendedor, assistir o filme de Orson Welles lançado em 1941 é uma boa pedida. O filme gira em torno da vida de um personagem fictício chamado Charles Foster Kane, um magnata da imprensa (vagamente baseado em William Randolph Hearst e sua famigerada busca por fortuna e poder), que chega a compreender o que é realmente importante na vida.

Por que assistir? Ao lançar um negócio ou empreendimento, é claro que o sucesso é um objetivo de cada empresário, mas não deve ser o único objetivo na vida.

5. À Procura da felicidade

Baseado na história real de Chris Gardner e lançado em 2006, Will Smith é o protagonista principal deste que é um dos filmes mais comoventes e motivacionais para empresários. Chris enfrenta o pior momento de sua vida, desempregado, abandonado pela mulher e lutando para criar seu filho pequeno, acaba não tendo onde morar, mas persegue um sonho que é o que o motiva.

Por que assistir? Mesmo tornando-se um sem-teto, o protagonista esforçou-se para oferecer o melhor para seu filho e nunca desistiu de seus sonhos. Essa paixão e os sacrifícios necessários durante a jornada são algo que todo empresário deve estar disposto a abraçar.

6. O homem que mudou o jogo

Não é necessário ser um fã de beisebol para desfrutar da interpretação de Billy Beane, o gerente geral do time de Oakland interpretado por Brad Pitt. Como a equipe de beisebol não tem dinheiro para investir em jogadores, Beane teve que descobrir uma maneira única de competir.

Por que assistir? Beane tinha que ser inovador. E essa é uma das características mais conhecidas de empresários e empreendedores: descobrir como fazer algo melhor. Além disso, Beane nunca ouviu os pessimistas de plantão e nunca desistiu de tornar realidade os sonhos e objetivos que perseguia.

7. Rocky

Este é outro filme que todo mundo tem que assistir pelo menos uma vez. Sylvester Stallone escreveu e estrelou este filme em 1976 interpretando Rocky Balboa, o campeão de boxe peso-pesado.

Por que assistir? Mesmo quando o mundo diz que você nunca vai ter uma chance de sucesso, continue lutando. Esse espírito competitivo pode levá-lo muito longe.

8. Wall Street: poder e cobiça

 Em 1987, o diretor Oliver Stone fez de Gordon Gekko (Michael Douglas), um dos personagens mais famosos da história do cinema, com seu lema “ganância é bom”. Os centro de filme gira em torno das decisões ilegais e antiéticas tomadas por Bud Fox (Charlie Sheen) para se tornar milionário como Gekko.

Por que assistir? Não se venda apenas por uma questão de dinheiro. Lembre-se que, ser um empreendedor não é apenas tornar-se rico e famoso.

9. Jerry Maguire: a grande virada

O protagonista, Jerry Maguire, interpretado por Tom Cruise, tinha tudo: uma grande carreira, muitos amigos e uma bela noiva. Um dia, porém, ele tem uma epifania: agentes desportivos não devem apenas buscar dinheiro, mas também cuidar de seus clientes. Jerry perde tudo e inicia uma jornada para recuperar tudo o que perdeu.

Por que assistir? Quando você está seguindo o seu sonho, todo o resto pode desmoronar tanto profissionalmente como pessoalmente, aprender com os erros e evoluir com os acertos é onde mora a diferença.

10. Como enlouquecer seu chefe

 Esta comédia de Mike Judge, lançada em 1999, centra-se em Peter Gibbons (Ron Livingston), que descobre o quanto odeia seu trabalho, sentado dentro de um cubículo e recebendo ordens de seu chefe, de quem não gosta, Bill Lumbergh (interpretado por Gary Cole).

Por que assistir? Empreendedores as vezes odeiam trabalhar para alguém e até mesmo, por vezes, acabam indo à extremos para ser demitido: resta saber se isso será uma boa coisa para sua carreira ou se você vai acabar sendo preso.

11. O lobo de Wall Street

O filme, estrelado por Leonardo diCaprio e lançado em 2013, retrata as loucuras cometidas por um homem que até então era simples e humilde, mas que ingressa por vias duvidosas no sucesso, enganando clientes e tirando-lhes o dinheiro, valendo-se por vezes de brechas na lei e outros estratagemas com o puro intuito de granhar dinheiro.

Por que assistir? Negócios ilícitos e escusos podem gerar rápido retorno em um primeiro momento, mas as perdas serão maiores no futuro. O interessante do filme pode ser o fato de que o poder de persuasão pode fazer até o cliente mais desinformado e comprar o seu produto.

12. Os caça fantasmas

Pode parecer estranho um filme como este ser indicado para empreendedores e empresários. Lançado na década de 80, o filme marca 30 anos de história, sendo conhecido por pelo menos três gerações. Um dos fatos interessantes do filme é o atendimento à demanda. O governo, não conseguindo lidar com a quantidade crescente de reclamações de fantasmas, vê uma pequena “empresa” de estermínio de fantasmas cobrar pelos serviços e começar a prosperar.

Por que assistir? Atender a uma demanda com soluções criativas e deixar o cliente satisfeito, ainda pode ser uma boa pedida.

13. Robôs

Sim, uma animação que parece um filme inocente é uma excelente fonte de ideias para empreendedores! O lema do proprietário das Indústrias Grande Soldador é: “Viu a necessidade, atenda!”. Não tem uma melhor frase para defender a ideia de que todo empreendedor pode ser bem sucedido se souber ouvir e atender aos clientes, resolvendo seus problemas, por mais difíceis que sejam. O filme, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, retrata ainda a tentativa de modernização das empresas Grande Soldador por parte de empresários mal intencionados que decidem tirar as peças sobressalentes dos robôs mais antigos de linha, o que acaba tornando famoso o robozinho Rodney Lataria, que começa a fabricar peças para robôs fora de linha, atendendo a demanda existente e que foi deixada de lado.

Por que assistir? Iniciativa, escutar o cliente, criar soluções originais para problemas e atender à demanda são as lições valiosas que podemos tirar deste filme. Parceiros que acreditem nos seus sonhos e compartilhem dos mesmos ideais, também são sempre bem vindos.

14. Jobs

É claro que este filme não poderia ficar de fora desta lista. O fundador de uma maiores empresas de tecnologia do mundo, Steve Jobs, teve parte de sua vida revelada neste filme de forma bastante dramática. É interessante ver como blefes podem gerar resultado, ter ambição pode trazer lucro e o lema de “vendo depois crio” é uma constante no universo dos magnatas da tecnologia.

Por que assistir? A Apple não teria sequer saído da imaginação dos nerds na década de 70 se não fosse seu ilustre fundador. Apostar em suas ideias, perseguir um ideal, fazer melhor do que os outros e as palavras chave “inovação” e “paixão pelo que faz” são os lemas deste filme.

15. Guerras da cerveja

Um filme documentário bastante intrigante e interessante para os empresários e empreendedores que tem uma ideia, mas tem medo da concorrência. Se fazer notar em um mercado com empresas já consolidadas pode ser um enorme desafio.

Por que assistir? Mais uma vez, a palavra de ordem é “inovação”. É seu trabalho encontrar uma maneira de alcançar seus clientes de tal forma que os faça perceber que merecem mais – e melhor – e que você pode oferecer isso a eles.

16. Startup.com

Este filme acompanha a ascensão e queda das atartups dot.com govworks.com, fundadas pelos alunos de ensino médio e melhores amigos Tom Herman e Kaleil Isaza Tuzman, como um meio de auxiliar as pessoas a lidarem de forma eficiente com assuntos relacionados a local, de forma online. A empresa que começa com capital zero, chega a $50 milhões em menos de um ano. Mas luta com sites concorrentes superiores e é consumido por uma grande empresa após menos de dois anos de existência.

Por que assistir? O grande drama negócio aqui é totalmente convincente mas deixa uma enorme lição: nem todo o dinheiro do mundo vai levá-lo a algum lugar se não puder confiar em sua equipe e fornecer um produto melhor do que o da concorrência.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>