Dica do dia: erro “A copy of the C library was found in an unexpected directory: libc-2.15.so not found”

Olá pessoal!

Mais um cenário REAL aconteceu comigo esses dias e pesquisando na Internet sobre o problema vi que muitos fóruns reportam o problema, mas a maioria deles não aponta para uma solução rápida. Eu também não encontrei uma forma de resolver facilmente.

Erro:

A copy of the C library was found in an unexpected directory:
‘/lib/i386-linux-gnu/libc-2.15.so’
It is not safe to upgrade the C library in this situation;
please remove that copy of the C library or get it out of
‘/lib/i386-linux-gnu’ and try again.

O problema aconteceu após a atualização de uma máquina do Ubuntu 12,04 para o Ubuntu 12,10 e que foi mal sucedida. O x não subiu mais, deixando a máquina sem interface gráfica.

Tentei executar os comandos padrão:

sudo apt-get install -f
sudo dpkg --configure -a
sudo apt-get upgrade

Não resolveu.

Fiz o que o erro indicava, ou seja, removi (no caso, por precaução apenas movi pra outro lugar) a lib. Sem sucesso. Quando isso foi feito, nem os comandos cp, mv e derivados funcionaram mais. Copiar a lib de um LiveCD e sobrescrever, não adiantou também.

A solução:

Reinstalar o Ubuntu usando um CD da versão 13.10 e solicitando ao instalador que apenas corrigisse o sistema. Resolveu o problema e os arquivos foram mantidos embora alguns aplicativos deixaram de funcionar e tiveram de ser reinstalados.

;)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>